O Projeto

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) foi selecionado pelo edital TCA.Núcleo “Em Construção” para ocupação do Complexo Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. O grupo ilheense foi o primeiro colocado na seleção organizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) com o projeto Shakespeare, Teatro Popular em Construção. 

As ações são direcionadas a partir do intercâmbio com o grupo de teatro Clowns de Shakespeare de Natal, Rio Grande do Norte. A proposta prevê temporadas dos espetáculos Teodorico Majestade – indicado ao Prêmio Braskem e O Inspetor Geral – indicado ao Prêmio Shell do Teatro Popular de Ilhéus. Serão realizadas também temporadas dos espetáculos Muito Barulho por Quase Nada e O Capitão e a Sereia, do Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte. 

A escolha de Shakespeare surge a partir da ligação observada entre o Teatro Popular de Ilhéus e o bardo inglês. Shakespeare foi responsável por atingir os mais diversos públicos de sua época – e por centenas de anos após ela. O Teatro Popular de Ilhéus busca seguir caminho análogo. É popular por falar para seu público, que independe de classe social, formação educacional ou qualquer outro elemento distintivo na sociedade. Shakespeare, tal como o Teatro Popular de Ilhéus, não se furtava de criticar as instâncias do poder formal constituído. O dramaturgo nascido 431 anos antes do Teatro Popular de Ilhéus guarda, portanto, muitos pontos de contato com o grupo sul baiano.

Uma arte de mobilização social como o do Teatro Popular de Ilhéus encontra diálogos em Shakespeare através de suas narrativas simbólicas. A obra shakespeariana aponta caminhos pedagógicos sobre o ciclo de vida do indivíduo, seus valores envolvidos, seus aspectos sociológicos, no sentido de sinalizar como o ser humano pode dialogar com o espaço natural e social que o circunda.

A proposta, a partir das ações de intercâmbio, montagem e temporada é aprofundar ainda mais a discussão sobre a aplicação da justiça, o uso do poder e o universo de hipocrisia e interesses pessoais que isto envolve. Tudo isso tratado a partir da perspectiva da arte e suas expressões, tendo como base quatro pilares fundamentais: pesquisa, formação, produção e difusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário