Na próxima segunda-feira (25), o grupo ilheense fará o lançamento oficial com apresentação da sátira em cordel Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito, às 19 horas, no Foyer do TCA, em Salvador.
A ocupação artística do Complexo Teatro Castro Alves aconteceu graças à seleção do TPI na 20ª edição do edital TCA.Núcleo “Em Construção” e vai até dezembro deste ano com intercâmbios, oficinas, seminários e apresentações de espetáculos do TPI e do grupo Clowns de Shakespeare do Rio Grande do Norte. O ponto de culminância será montagem da nova peça do TPI, baseada na obra de Shakespeare Medida por Medida, fechando a trilogia composta por Teodorico Majestade e O Inspetor Geral.
Romualdo Lisboa e Gilmar Sampaio |
Durante a primeira semana de atividades, o elenco do Teatro Popular de Ilhéus explorou novas possibilidades de uso do corpo. Os artistas foram além da técnica do “mondrongo”, desenvolvida pelo grupo ao longo dos seus 19 anos, que trabalha com a distorção do corpo. Gilmar Sampaio sugeriu novas sensações e possibilidades a partir de jogos e exercícios de equilíbrio, controle e confiança. Foram quatro horas ininterruptas de trabalho diário.
Segundo o diretor artístico do TPI, Romualdo Lisboa, o objetivo do trabalho corporal é criar uma nova base para os personagens que serão construídos para o próximo espetáculo. “Aproveitando a base que já trabalhamos com os ‘mondrongos’, os artistas puderam explorar e testar diferentes possibilidades”, explicou.
Fotos Hermilo Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário