1 de setembro de 2014

O Inspetor Geral estreia com sucesso no Teatro Castro Alves


Depois da estreia exitosa com Teodorico Majestade, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) manteve o sucesso com a apresentação de O Inspetor Geral, na sala principal do Teatro Castro Alves, em Salvador. A sátira em cordel foi encenada no último sábado (30) para um grande público. Após o espetáculo, o autor e diretor Romualdo Lisboa e o produtor Elson Rosário fizeram um bate-papo com a plateia, falando sobre o histórico do grupo e o projeto Shakespeare – Teatro Popular em Construção, selecionando para a ocupação artística do Complexo TCA, através do edital TCA.Núcleo “Em Construção”.

O ator e diretor Cacá Carvalho ficou comovido
com a versão de O Inspetor Geral  do TPI
Entre o público que prestigiou O Inspetor Geral, estava o ator e diretor Cacá Carvalho, que declarou ter ficado comovido ao ver a obra de Nikolai Gogol adaptada para os versos do cordel. A respeito da ocupação artística que o Teatro Popular de Ilhéus realizará no Complexo TCA até dezembro, ele afirmou que os artistas ilheenses sairão mais ricos com a experiência e deixarão ainda mais ricos o público soteropolitano. “Há vários modos de fazer teatro, mas só tem uma razão: porque é fundamental! E é o que vocês fazem”, disse Carvalho aos artistas do TPI.

A diretora artística da Cia Livre de Teatro, Cibele Forjaz, também assistiu a montagem do TPI e destacou como O Inspetor Geral do Teatro Popular de Ilhéus, utilizando a linguagem da literatura de cordel, conseguiu jogar o lírico com o épico. Ela ainda disse estar curiosa para ver o fechamento da trilogia, com a adaptação de Medida por Medida de Shakespeare, que acontecerá ao final do projeto de ocupação artística.

A apresentação de O Inspetor Geral aconteceu de forma diferente. A plateia foi montada sobre o palco principal do Teatro Castro Alves, quase cercando os atores como uma arena. Ao longo da semana que antecedeu a estreia, os artistas do TPI participaram de ensaios e também foram realizados trabalhos de manutenção e restauro do figurino e adereços, pelo figurinista Justino Vianna. A aderecista chefe do TCA, Alessandra Santiago, auxiliou na manutenção das perucas e deu orientações sobre processos de manutenção.

O Teatro Popular de Ilhéus foi o primeiro colocado na seleção organizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) do edital TCA.Núcleo “Em Construção”, realizada em parceria com o Teatro Castro Alves. O TPI ocupará o Complexo TCA com intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, apresentações de espetáculos, seminários, oficinas e a montagem da nova peça do TPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário