27 de novembro de 2014

Elenco de "Medida por Medida" ensaia em Palco Rodante


O Palco Rodante é um projeto de Carl von Hauenshild, a partir de uma ideia do diretor artístico do TPI, Romualdo Lisboa. Ele foi fabricado pela Metal Reboques, em Lauro de Freitas e ficou pronto no último dia 21, sendo levado para o Centro Técnico do TCA, na última sexta-feira (22).

O Palco Rodante é um reboque com 4 metros de comprimento e 2 metros de largura. Quando aberto, ele se transforma num palco de 8 metros de boca de cena com 4 metros de profundidade. 

“A partir dessa ideia o Teatro Popular de Ilhéus pode levar seus espetáculos para qualquer parte, porque, no reboque, já vi o teatro com todos os equipamentos técnicos e artísticos”, declarou Romualdo.

O elenco de Medida por Medida já está ensaiando no Palco Rodante, ainda no Centro Técnico do TCA, onde devem continuar até o dia 04 de dezembro. Antes da estreia, os artistas irão ensaiar no Largo do Campo Grande.

20 de novembro de 2014

Artistas discutiram Reforma Política no último Improviso, Oxente! no TCA


Na segunda noite do evento Improviso, Oxente! novos convidados participaram do encontro realizado pelo grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI), na Sala de Ensaio, Piso A, do TCA. Na ocasião, o convidado da noite, o cineasta e gestor público Pola Ribeiro, foi convidado para debater questões relacionadas ao tema "Reforma Política", um dos assuntos abordados na montagem de Medida por Medida, novo espetáculo do TPI, inspirado livremente na obra homônima de William Shakespeare.

Entre as colocações de Pola Ribeiro e intervenções do público, o elenco ilheense apresentou cenas e músicas que fazem parte da montagem cuja estreia está prevista para a primeira quinzena de dezembro. Integrantes do grupo teatral soteropolitano Vilavox também marcaram presença: Gordo Neto, Claudio Machado, Fred Alvin, Márcia Lima, Ramona Gayão.

19 de novembro de 2014

Improviso, Oxente! discute Reforma Política com Pola Ribeiro

O convidado de hoje é o cineasta
e gestor público, Pola Ribeiro
O grupo Teatro Popular de Ilhéus realiza o evento Improviso Oxente, projeto de debates do grupo realizado tradicionalmente durante a montagem de uma nova peça teatral. O convidado de hoje é o cineasta e gestor público, Pola Ribeiro, que tratará do tema "Reforma Política" junto ao grupo TPI. O encontro acontece na Sala de Ensaio do Piso A do TCA, das 19h às 21h. A participação é gratuita.

Para cada debate é escolhido um tema integrador que, ao ser discutido coletivamente, serve como fonte de referência na elaboração e/ou aprimoramento do conteúdo político-estético que o grupo utilizará no espetáculo a ser construído. 

Na sessão de ontem, o tema foi "Aplicabilidade das Leis" e teve a participação do advogado especializado em Direito Público e professor da Faculdade de Direito da UFBA, Dr. Ponciano de Carvalho. 

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) foi o primeiro colocado na seleção organizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) do edital TCA.Núcleo “Em Construção” 2014, realizada em parceria com o Teatro Castro Alves. De agosto até dezembro, o TPI ocupa o Complexo TCA com intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, apresentações de espetáculos, seminários, oficinas e a construção do espetáculo: “Medida por Medida”, inspirado na obra homônima de William Shakespeare, com estreia prevista para a primeira semana do próximo mês dedezembro em praça pública.

O interesse em particular do grupo TPI da obra "Medida por Medida" vem da possibilidade de observação da conjuntura política nacional (e local). Através desta produção de Shakespeare, podemos ter noção da diferença entre interesses privados e públicos, daquele que governa para si mesmo e do que governa para sua nação.

A Aplicabilidade das Leis foi tema do primeiro Improviso, Oxente! no TCA

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) iniciou na noite de ontem (18), o evento Improviso Oxente, na Sala de Ensaio, Piso A, Ala A, do TCA. A iniciativa debateu o tema A Aplicabilidade das Leis, assunto abordado na sua nova montagem Medida por Medida, de William Shakespeare. O  convidado para debater o assunto foi o advogado Ponciano de Carvalho, professor de Direito da UFBA e da Escola de Magistrados da Bahia, mestre em Direito do Estado pela PUC-SP e especialização em Teoria da Justiça.

Durante o encontro, o elenco do do TPI apresentou cenas e músicas que fazem referência ao tema da Aplicabilidade das Leis na obra de Shakespeare. Através das encenações ficou evidente a noção da diferença entre interesses privados e públicos, daquele que governa para si mesmo e do que governa para sua nação.

Outros convidados enriqueceram o debate com suas intervenções sobre como a lei é aplicada em nosso país: o advogado Waldir Santos, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-Ba; o professor Marcos José de Souza, mestre em Educação da UFSe e o biólogo Perimar Maré, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Hoje à noite (19), o tema será Reforma Política com a presença de Póla Ribeiro, cineasta e gestor público, no mesmo local. O evento é aberto ao público com entrada gratuita sujeito a lotação da sala (40 lugares). 

18 de novembro de 2014

Aplicabilidade das Leis e Gestão Pública são temas de debates na Sala de Ensaio do TCA

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) realiza seu projeto de debates Improviso,Oxente! como parte das atividades do projeto “Shakespeare – Teatro Popular em Construção”. Hoje (18), o tema das discussões será “A Aplicabilidade das Leis” e amanhã (19) “Reforma Política”. Os encontros serão realizados na Sala de Ensaio do Piso A do Teatro Castro Alves, das 19 às 21 horas. A entrada é franca e aberta ao público em geral. 

Para falar sobre “A Aplicabilidade das Leis” foi convidado o professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ponciano de Carvalho, que também é especializado em Direito Público. E o cineasta e gestor público Pola Ribeiro vai conversar com o público a respeito de “Reforma Política”. As ideias geradas a partir dos debates servirão como parte da pesquisa para o próximo espetáculo do TPI, Medida por Medida, inspirado na obra de William Shakespeare.

O Teatro Popular de Ilhéus foi o primeiro colocado na seleção organizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) do edital TCA.Núcleo “Em Construção”. O TPI ocupará o Complexo TCA até dezembro deste ano, com intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare e Shicó do Mamulengo (ambos do Rio Grande do Norte), apresentações de espetáculos, seminários, oficinas e a montagem da nova peça do TPI.

12 de novembro de 2014

Preparativos para "Medida por Medida"

Fotos Ed Paixão
O elenco do TPI intensifica os preparativos para a estreia de "Medida por Medida". A turma está levando até trabalho para casa! Com a ajuda dos profissionais do Centro Técnico do TCA e sob a orientação de Shicó do Mamulengo e Justino Vianna, a turma tem preparado os figurinos e adereços da próxima montagem, que integra o projeto de ocupação artística "Shakespeare - Teatro Popular em Construção", contemplado pelo edital TCA. Núcleo 2014.

5 de novembro de 2014

PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO DO TCA.NÚCLEO CIRCULA POR ESPAÇOS CULTURAIS DE SALVADOR




Teatro Popular de Ilhéus em cena de "Teodorico Majestade". (Foto: Maurício Serra)


PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO DO TCA.NÚCLEO CIRCULA POR ESPAÇOS CULTURAIS DE SALVADOR
Teatro Popular de Ilhéus circula com espetáculo e faz apresentações em Plataforma, Alagados e Brotas


Espetáculo, cordel, mamulengos, fantoches, oficina e debates são as atrações deste mês de novembro na programação do TCA.NÚCLEO que através do TCA.IRRADIA circula por espaços culturais da cidade. Entre 07 e 19 de novembro, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI), grupo vencedor do Edital, se apresenta no Centro Cultural Plataforma, no Espaço Cultural Alagados, no Cine Teatro Solar Boa Vista e no TCA. Os ingressos para os espetáculos custam R$ 2 e R$ 1 e a oficina e os debates têm participação gratuita. 

Em mais uma série de apresentações da peça teatral “Teodorico Majestade, As últimas horas de um prefeito”, o TPI se apresenta no Centro Cultural Plataforma, dias 07 e 08 (sexta e sábado) às 16h 20h. Já no dia 15 (sábado), às16h e 20h, é a vez do grupo se apresentar no Espaço Cultural Alagados. No dia 16 (domingo), às 18h, o espetáculo vai ao Cine-Teatro Solar Boa VistaAntes de cada apresentação, o mestre Shicó do Mamulengo mostra sua arte e talento manipulando com humor e improviso seus fantoches no Teatro de Bonecos João Redondo.

O TPI também oferece a Oficina Cordel no Teatro – Desmontagem do espetáculo Teodorico Majestade no próximosábado (08 de novembro), das 8h às 13h, no Centro Cultural Plataforma. As inscrições podem ser feita de forma gratuita através do blog do TPI disponível no endereço: www.tcanucleo2014.blogspot.com. São 20 vagas para grupos de teatro da região. E para encerrar a programação, no dia 18 (terça-feira), o TPI propõe uma discussão sobreAplicabilidade das Leis e no dia 19 (quarta-feira) outra sobre Reforma Política, ao realizar o Improviso Oxente, projeto de debates com temas abordados que servirão para a montagem do seu novo espetáculo: “Medida por Medida”, inspirado na obra homônima do autor inglês William Shakespeare. Os encontros acontecem na Sala de Ensaio do Piso A do TCA, nos dois dias das 19h às 21h. A participação é gratuita

TCA.NÚCLEO 2014 – O Teatro Popular de Ilhéus foi o primeiro colocado na seleção organizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) do edital TCA.Núcleo “Em Construção”, realizada em parceria com o Teatro Castro Alves. Até dezembro, o TPI ocupará o Complexo TCA com intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, apresentações de espetáculos, seminários, oficinas e a montagem da nova peça do TPI.

Leitura de "Medida por Medida" com Fernando Yamamoto

Fotos Ed Paixão

O elenco do TPI faz a leitura da peça "Medida por Medida", na Sala de Ensaio do TCA, acompanhada por Fernando Yamamoto, diretor artístico do Clowns de Shakespeare (RN) que, junto com Romualdo Lisboa, está assinando a dramaturgia da adaptação da comédia de William Shakespeare. A ação faz parte do projeto "Shakespeare - Teatro Popular em Construção", aprovado pelo edital de ocupação artística TCA.Núcleo 2014.

4 de novembro de 2014

Mais de Teodorico Majestade em Salvador

Centro Cultural Plataforma
Praça São Braz, s/n, Plataforma  
dias 07 e 08 (sexta e sábado) | 16h e 20h
Ingressos: R$2,00 e R$1,00

Espaço Cultural Alagados
Rua Direita do Uruguai – Uruguai 
Dia 15 (sábado) | 16h e 20h
Ingressos: R$2,00 e R$1,00

Cine-Teatro Solar Boa Vista
Parque Boa Vista de Brotas – Engenho Velho de Brotas  
dia 16 (domingo) | 18h
Ingressos: R$2,00 e R$1,00






OFICINA CORDEL NO TEATRO
Desmontagem do espetáculo Teodorico Majestade
Centro Cultural Plataforma                                                                              
dia 08 – sábado – das 8 às 13h.
20 vagas | Gratuito.
Público alvo: grupos de teatro da região.

IMPROVISO OXENTE
Projeto de debates do Teatro Popular de Ilhéus com temas abordados na montagem do seu novo espetáculo “Medida por Medida”, inspirado na obra de William Shakespeare.
Tema:
A Aplicabilidade das Leis | dia 18 (terça-feira) – das 19 às 21h
Tema:
Reforma Política | dia 19 (quarta-feira) – das 19 às 21h
Gratuito | 40 lugares (limitado a lotação do espaço)

Sala de Ensaio – Piso A – Teatro Castro Alves